12 de setembro de 2017

A reeducação alimentar não é dieta

| |
Olá, pessoal, tudo bom? Espero que sim!

Fiz outro novo post sobre a reeducação alimentar... saibam que não é dieta e sim um estilo de vida!

A reeducação alimentar não é dieta, é um estilo de vida, ok?

Vamos saber o que na reeducação alimentar deve-se comer principalmente:
  • Frutas e vegetais. Optar por frutas e verduras não tem muito agrotóxicos no seu cultivo, ou de preferência, alimentos orgânicos.
  • Grãos, de preferência grãos integrais, como: aveia, farelo de trigo, semente de linhaça.
  •  Peixe, aves sem pele, carnes magras, ovos e nozes;
  • Gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas encontradas em peixes, nozes e óleos vegetais;
Deve-se limitar a quantidade de alimentos que contém:
  • Gordura saturada: cortes gordurosos de carne, manteiga, porco, leite integral, queijo feito de leite integral, sorvete, biscoitos, salsicha, maionese não-light, coco, azeite de dendê.
  • Gordura trans: alimentos processados como bolo, biscoitos, tortas, margarina e batata-frita.
  • Colesterol: fígado, miúdos de frango e peru, porco, salsicha, leite integral, queijo feito de leite integral e sorvete.
  • Sal
  • Açúcar.         
Lembrando que, limitar é para reduzir o consumo, e não excluí-lo eternamente da sua vida.  

Ah! Mas porque comer a cada 3 horas? Se alimentar a cada 3  horas com pequenas e corretas refeições , adequada em calorias e nutrientes é uma ótima estratégia para manutenção e perda de peso, portanto além de consumir uma quantidade menor de alimentos nas principais refeições, pois não irá sentir tanta fome, seu organismo aprende a utilizar uma quantidade menor de nutrientes, já que eles estão sempre disponíveis. Quando o intervalo entre as refeições são muitos longos seu organismo vai armazenar uma quantidade maior de energia para fazer estoque e suportar os períodos de jejum, além disso e jejum prolongado pode causar vários efeitos maléficos ao organismo faz com que seu metabolismo fique mais lento, o que dificulta a queima de calorias.

Calma, a reeducação alimentar não o impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa e no horário certo. Fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro, entenderam?

Dica: Quando iniciar o processo de reeducação alimentar, não diminuir drasticamente a quantidade de comida nas refeições, pois fazendo isso vai sentir fome logo. O ideal é diminuir a quantidade aos poucos no decorrer dos dias, para chegar na quantidade ideal e não sentir mais fome até as próximas 3 horas quando irá fazer outra refeição.

Prestam bem atenção!: Deve-se comer pequenas refeições de 3 em 3 horas, com poucas gramas, não muito, ok? Concluí verduras, frutas, legumes, carnes vermelhas magras, proteínas, integrais, e muito líquidos, como água 4 litros por dia, sim QUATRO! lembra-se que beber água é importante e tem seus benefícios para a pele.

Outra, tem que evitar dos industrializados, refrigerantes, massas brancas, doces e frituras.

Lembrando também que, é ideal incluir uma atividade física, como fazer uma caminhada, uma corridinha, uma natação, uma hidroginástica, enfim, algum esporte que seja do seu gosto, pois aliando a reeducação alimentar, os resultados serão obtidos logo.

Gente, pelo amor de Deus. a reeducação alimentar não é um bicho de sete cabeças, não tem um cardápio haha, e também não é uma dieta. É apenas uma maneira saudável de se alimentar para o resto da vida. É você ter uma vida saudável e se sentir bem.

Antes de começar a fazer reeducação alimentar, tem que ser orientada por um profissional de nutrição para obter resultados.

54 comentários:

  1. Acho que todo mundo deveria tentar, pelo menos uma vez, fazer uma reeducação. Depois que fiz a minha, comecei a sentir meu corpo todo diferente..pele, cabelo, unhas, menos inchaço. No início realmente tinha momentos de necessidade de doce ou porcaria, mas me apeguei aos chás sem açúcar, sempre variando o sabor. Além de saciar, alguns chás como hibisco e gengibre, ainda ajudam na perda de peso e a dar energia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, todos deveriam cuidar do seu corpo, pois é importante fazer reeducação alimentar para entrar em forma, ter uma vida saudável, e assim a nossa saúde agradece.
      É isso ai, continue firme, não coma nada de doces ou algo do tipo, lembre-se sempre de cuidar do seu corpo! Bjs

      Excluir
  2. Gostei das dicas, realmente reeducação alimentar traz resultados e vale a pena. O que acontece é que por preguiça ou falta de tempo acabamos optando pelo mais prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter gostado!
      Sim, a reeducação alimentar é um segredo para emagrecer e ter uma vida mais saudável, livre de doenças, dentre outros. Preguiça é uma coisa chata, né? rsrs
      Bjs

      Excluir
  3. Gostei muito do post, bem explicadinho. Tbm vejo como um estilo de vida, esse negócio de dieta radical que priva as pessoas de alimentos, nãoa cho legal, perder peso demais de uma vez sempre tem a tendência a recuperar novamente. Amei as dicas. bjs

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas são excelentes, reeducação alimentar é muito bom pra saúde e ajuda também a emagrecer eu já perdi 12 quilos uma vez só com reeducação alimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reeducação alimentar é importante para a nossa saúde, e a saúde agradece. <3

      Excluir
  5. Realmente RA não é uma dieta e sim um estilo de vida , comecei a fazer tem dois meses , agora resolvi também fazer jejum intermitente e low carb , depois que eu chegar o meu objetivo , ficarei mantendo com RA .

    ResponderExcluir
  6. Menina, as dicas de vida saudável sudável no seu post estão demais! Gostaria muito de conseguir me alimentar certinho assim a cada 3 hora, mais ao menos já faço uma atividade física, e isso ajuda um pouco.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Reeducação alimentar mesmo não sendo dieta, exige vontade da pessoa que quer fazer a reeducação, gostei do post, além de falar sobre o que é, mostrou como ser feito.

    ResponderExcluir
  8. Há dois anos que deixei de comer carne!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, até agora que eu não consigo deita ... que trriste preciso de força né...
    Adorei seu post. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só precisa dar seu sangue para ter uma vida saudável rsrs

      Obrigada, bjs

      Excluir
  10. Adorei o post, quero muito fazer una reeducação, ja vou salvar o seu post

    ResponderExcluir
  11. Preciso deixar de ser panda, criar vergonha na cara e fazer uma redução dessas. Mas o lance é que eu odeio legumes, nunca gostei, aí fica dificil. Corpinho de academia nois quer mas fazer a parte difícil é pra poucos kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKK, poxa, aí complicaaaa :/
      Eu também odiava legumes, mas depois com a questão do tempo passei a aprender gostar de legumes. rs

      Excluir
  12. já tentei e não consegui, mas quero tentar novamente uma reeducação.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas para se alimentar saudável sem fazer sacrifícios ...parabéns pelo post e sucesso :)

    ResponderExcluir
  14. Reeducação Alimentar é saúde! Eu estou precisando fazer uma reeducação dessas, preciso largar a preguiça de começar e ter força de vontade!! Adorei suas dicas, lê-las me ajudou a tentar dar uma mexida no organismo!

    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Reeducação Alimentar é saúde! Mocinha deixa a preguiça de lado rsrs

      Bjs

      Excluir
  15. É importante para qualquer pessoa entrar na reeducação alimentar, como você disse reeducação alimentar não é dieta, muitas pessoas podem confundir a reeducação alimentar com a dieta. Gostei muito das informações muito importantes, temos que mudar os nossos hábitos alimentares, comer somente alimentos saudáveis, fazer exercícios, a nossa saúde precisa muito disso, bjs.

    ResponderExcluir
  16. ola tudo bem ? Estou na Reeducção Alimentar a quase 3 meses , ja eliminei 9 quilos .
    já fiz varioa tipo de dietas milagrosa , aumentando o dobro de peso eliminado após parar .
    Agora muddei meus Hábitos alimentares , vivo em busca de informações e seu post me ajudou muito a manter o foco.
    BJSSSS

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas sobre alimentação, para a pessoa manter-se bela precisa mesmo alimentar-se bem e a cada 3 horas e os alimentos certos que você falou no post como frutas, vegetais, grãos etc, além de praticar algum exercício físico.Bom mesmo evitar produtos industrializados, gorduras e refrigerantes. Fazem muito mal ao organismo. ;-. Caminhada é bom, exercício é bom mas eu sou uma preguiçosa assumida. :v Adorei seu blog. É a primeira vez que visito, ta de parabéns, ta ajudando muitas pessoas com suas dicas de saúde!

    ResponderExcluir
  18. Oi, moça! Tudo bem? Como você é linda!
    Sua postagem é muito útil e eu fiquei encantada com suas dicas.
    Vou sugerir sua postagem em um grupo de emagrecimento que tenho.
    Beijão! Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  19. Geralmente nos alimentamos muito mal, ingerindo alimentos em nenhum equilíbrio e de forma desordenada. A reeducação alimentar é imprescindível para uma boa saúde e só é difícil nos primeiros dias, exatamente como vc escreveu. Com o tempo vira hábito e veremos os benefícios rapidamente. Reeducar a alimentação não é sofrer e sim controlar a alimentação e buscar sempre os alimentos mais saudáveis.

    ResponderExcluir
  20. Achei muito interessante e informativo! Precisamos de reeducação alimentar para melhorar nossas refeições, ajudar a perder peso ao comermos direito e não ficarmos de saco cheio e desistirmos igual em dietas. Diminuir o consumo de certos insumos é muito importante. Adorei que falou sobre comer de 3 em 3 horas, sempre tive muitas dúvidas, obrigada

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, como vai? Primeiramente quero te parabenizar pelo maravilho trabalho em trazer esse post super explicativo, hoje vejo muitas pessoas que fazem confusão e pensa que diminuir a alimentação pensa que vai fazer bem, mas nao sabe realmemte os risco que esta comedendo, vou compartilhar esse post, pelas informações

    ResponderExcluir
  22. Tenho constantemente tentado aqui me dedicar à reeducação alimentar, e de fato não é uma dieta (ainda bem!). Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Cada vez mais é um estilo de vida e ainda bem! Nós somos aquilo que comemos, pelo que é muito importante que tenhamos alguns cuidados na escolha dos alimentos e não apenas por uma questão de dietas. É a nossa saúde geral que o pede! ;)

    ResponderExcluir
  24. Devemos adotas a RA como um estilo pro resto da vida.
    Ao contrario das dietas que são passageiras.

    Otimo post.
    Adorei
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu preciso muito melhorar minha alimentação. Meu corpo pede isso, sabe? E começar a fazer exercícios físicos também. Subo um morrinho e já fico exausta haha. Adorei o post. Ficou super explicadinho. Vou dar início a minha RA. E vc me ajudou muito. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu associo a reeducação alimentar a uma forma de reaprender a comer, de maneira mais saudável. Infelizmente, muita gente associa com dieta. O seu post explica muito bem isso, está de parabéns.
    Beijos

    http://uma-grande-aventura.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?

    Adorei o post, achei-o muito completo e com conteúdo que sana muitas dúvidas de algumas pessoas, inclusive as minhas. Eu preciso iniciar uma reeducação alimentar, mas como você bem posicionou, reeducação não é um regime, mas sim um estilo de vida. As dicas foram muito úteis e me motivaram a ter força de vontade. Parabéns pelo post!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi tudo bem?
    Adorei o post, acredito que a reeducação alimentar é super importante principalmente para nossa saúde né? Gostei bastante da suas dicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. A reeducação alimentar para emagrecer funciona mesmo isso é muito importante para a saúde principalmente, suas dicas e de extrema importância, adore saber muitos outros beneficio que ainda nem imaginava amei.

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem? É verdade! Reeducação alimentar não é dieta pois não tem uma data pra terminar. Quando estava gordinha tentei milhares de dietas e falhei em todas elas, somente quando decidi mudar minha forma de pensar, mudei o cardápio e aprendi que seria para o resto da vida os resultados começaram a aparecer. Hoje 30 kg depois sinto o quanto é bem fazer reeducação alimentar. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  31. Muito interessante!

    As pessoas se pagam no mito de que reeducar é dieta!
    A reeducação deve ser natural e nada forçado e eu acredito que tudo pode ser consumido mas sem excesso. Se vc impor para uma pessoa n comer doce isso se tornará uma dieta, mas se a pessoa se reeducação comer doce uma vez na semana e em pouca quantidade já temos outra visão!!!

    Muito interessante...
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá!!

    Adorei as dicas, sempre achei que era um tipo de dieta, mas você sanou as minhas duvidas e me fez olhar para isso de outra maneira.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito das informações, é sempre bom saber o que nos faz bem e confesso que não como tantas frutas e vegetais, preciso começar a fazer isso urgentemente. Adoro aveia, estou tentando evitar as carnes e substituir por alimentos com o mesmo valor nutritivo. Também vou tentar comer de 3 em 3 horas, acho que isso me ajuda a manter a massa magra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Olá,
    Eu há pouco tempo tive que inserir a reeducação alimentar na minha vida.
    Com pouca idade (27 anos) eu estava sedentária e com altos níveis de colesterol. Tomei consciência e a cerca de 2 anos comecei a fazer acompanhamento com nutricionista e também a fazer academia.
    Minha vida mudou muito em relação à tudo: bem-estar, saúde, autoestima, aparência, facilidade em encontrar roupas que eu goste.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  35. Aprendi isso a 6 meses passando na nutricionista e hoje em dia estou de dieta, porque restrinjo muitos nutrientes na minha alimentação mas até um tempo atrás fiz reeducação alimentar e me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  36. Estou me reeducando também, é totalmente diferente você ter uma alimentação saudável do que ficar comendo um fast food,seu corpo agradece e sua saúde também

    ResponderExcluir
  37. Olá! Achei ótimas as dicas. A reeducação alimentar é muito importante e precisa ser levada a sério. Deve ser levada para vida. Sucesso com o blog, bjo

    ResponderExcluir
  38. Oi tudo bem? adorei as dicas reeducação alimemtar é de muita importância devemos seguir a risco pois é uma coisa bem séria,eu preciso faze isso já nada melhor que ter uma vida saudável né mesmo adorei o post beijinhos.

    www.alzineterodrigues.com

    ResponderExcluir