21 de setembro de 2017

Estudo do Microscópio

| |
Olá, tudo bom? É, então... só para atualizar e para dá uma força no seu trabalho sobre o estudo do microscópio, eu fiz um pequeno resumo para ajudarem vocês, que eu tive essa aula, foi super fácil e confesso que não sabia que era legal trabalhar fazendo investigações através do microscópio.

Definição: A microscopia é a ciência que estuda e realiza aplicações utilizando o microscópio para observar objetos, células entre outros, com dimensões invisíveis a olho nu, ou seja, um instrumento óptico que faz o uso de refração da luz oriunda das series de lentes dotadas, ou não, de fritos multicoloridos, para ampliar estruturas invisíveis a olho nu. É constituído por uma parte óptica para ampliação das imagens, para suportar o sistema óptico e realizar a focagem das células, etc.

Desenvolvimento: Em meados de 1590, Hans Jassen e seu filho Zacharias desenvolveram a ideia de combinar duas lentes simples convergentes: objetiva e ocular, para o aumento dos objetos mais pequenos, com isso, eles criaram o primeiro microscópio. 

No início o instrumento era utilizado para lazer, porém, posteriormente no século XVII houve um grande interesse pelo microscópio. Na geração seguinte, o desenho básico foi modificado devido à instabilidade do sistema lateral de sustentação, um tripé de apoio passou a ser utilizado. 
Por volta de 1650, Robert Hooke, fabricou um microscópio óptico composto (m.o.c) bastante aperfeiçoado para observar um pedaço de cortiça, mais tarde chamado de célula. Entretanto, devido a problemas com as lentes deste m.o.c, o holandês A. 
Leeuwenhoek criou um m.o simples de apenas uma lente. No século XIX, os fabricantes desenvolveram novas técnicas utilizando espelhos curvos para melhorar a focagem desse instrumento. Finalmente, em 1880 os microscópicos ópticos atingiram a resolução de 0,2 micrometros. Atualmente, há técnicas de observação bastante avançadas. 
Os novos modelos possibilitam regulagens de extrema precisão no foco e na ampliação das imagens, como os microscópios eletrônicos, inventados no ínicio dos anos 30 do século XX, pelo alemão Ernest Ruska. Estes microscópios ultrapassam os limites imaginados pelos cientistas do século XVI, e hoje os microscópios são capazes de observar um átomo, pois estes utilizam feixes de elétrons e lentes eletromagnéticas no lugar da luz e das lentes de vidro, fazendo com que tenhamos uma ampliação de até um milhão de vezes.



Partes do microscópio: 


Lente ocular é constituída por duas lentes que ampliam a imagem formada pelas objetivas e ajusta possíveis deficiências ópticas. 
Tubo ou canhão serve de suporte para as lentes oculares. 
Revólver ou Óptico utensílio giratório que tem como função portar as lentes objetivas.
Objetivas são um sistema de lentes com diferentes aumentos e seu número varia de acordo com o microscópio. 
Braço ou coluna está fixado à base e serve de estruturação para o restante do aparelho de microscopia. 
Platina ou mesa serve como apoio para o material a ser observado, possui uma passagem de vidro por onde os raios de luz atravessam e também é dotada de parafusos dentados permitindo o deslocamento do material pela mesma. 
Condensador e diafragma são responsáveis pela uniformidade da iluminação e redução ou ampliação da região a ser iluminada. Lâmpada embutida é a fonte de luz do sistema. 

Pé ou base trata-se do apoio e do ponto de fixação do microscópio. 

Parafuso macrométrico é um objeto passível de rotação e permite a movimentação vertical da mesa.  

Parafuso micrométrico por sua vez é responsável pelos movimentos verticais e sutis da mesa, permitindo aperfeiçoar a focagem. 

Charriot é responsável pela movimentação lateral da lâmina em observação, sendo possível analisá-la de forma totalitária 

Tipos de microscópio: 

Microscópio simples Contém uma lente simples ou um sistema de lentes centradas, não permitindo uma ampliação dos objetos superior a 50x. Exemplo: lupa. Microscópio composto É constituído por mais do que um sistema de lentes e a formação da imagem é determinada, em grande parte pelo comprimento de onda da luz utilizada na iluminação da amostra e pelas propriedades físicas da mesma. Com base no tipo de iluminação, podemos considerar os seguintes tipos: Microscópio fotônico A imagem é transmitida por um feixe de fotos (luz visível ou ultravioleta). Pode-se ainda considerar os seguintes subtipos: 

● Microscópio comum:  Utilizado para ampliar, com uma série de lentes, estruturas pequenas impossíveis de visualizar a olho nu. É constituído por um componente mecânico que suporta e permite controlar um componente óptico que amplia as imagens. 

● Microscópio ultravioleta:  A radiação utilizada é o ultravioleta que tem um comprimento de onda para a luz visível, o que permite melhorar o limite de resolução comparativamente ao microscópio de campo luminoso. A óptica é constituída por lentes de quartzo, já que o vidro não transmite este tipo de radiação. 

Microscópio de fluorescência: Permite observar microrganismos capazes de fixar substâncias fluorescentes (fluoro cromos). A luz UV, ao incidir nessas partículas, provoca a emissão de luz visível e observa os microrganismos a brilhar em fundo escuro. 

Microscópio de campo escuro: Os corpúsculos a examinar são fortemente iluminados por feixes luminosos que penetram lateralmente, o que é conseguido com condensadores especiais. Deste modo, a única luz que penetra na objetiva é a difratada pelas partículas presentes na preparação, pelo que passam a ser visíveis em fundo escuro. 

 Microscópio de contraste de fase: Permite a observação de microrganismos vivos, sem coloração, através do contraste devido à diferença defase dos raios luminosos que atravessam o fundo relativamente à fase da luz que atravessa os microrganismos. 

Microscópio de polarização: O microscópio de polarização possui dois prismas: um polarizador e outro analisador. A luz ao penetrar em estruturas como músculo, ossos, celulose, fibras, cabelos e entre outros se desdobra em dois feixes. O prisma deixa passar apenas uma das vibrações luminosas, de modo que as estruturas que forem isotrópicas serão anuladas e no seu lugar surgirá uma imagem escura. As estruturas birrefringentes (anisotrópicas) produzirão um tipo de vibração luminosa que será emitida, ficando brilhante. Somente as estruturas birrefringentes aparecerão brilhantes, ficando o restante material escuro. Microscópio eletrônico A imagem é transportada por um feixe de elétrons. Pode-se considerar os seguintes subtipos: 

● Microscópio eletrônico de varrimento (SEM): Cria-se uma imagem ampliada da superfície do objeto onde não é necessário cortar o objeto para se observar, este pode ser colocado no microscópio sem grandes preparativos. Podendo ampliar os objetos 100 mil vezes ou mais, sendo muito útil dado que permite obter imagens tridimensionais da superfície do objeto. 

Microscópio eletrônico de transmissão (TEM): Dirige o feixe de elétrons para o objeto, cuja imagem se deseja aumentar e uma parte dos elétrons atravessa o objeto, formando uma imagem aumentada. Exige uma cuidada preparação do objeto, que necessita ser cortado em camadas muito finas. Permite ampliações do objeto até um milhão de vezes. Microscópio protônico A imagem é transportada por prótons. A ampliação é de até 1.000.000 x.

Espero que tenham gostado do post e tenham entendido, pelo menos tentei ajudar a vocês matarem um pouco da dúvida, hehe.

42 comentários:

  1. É uma experiência muito interessante e enriquecedora poder e saber usar o microscópio.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  2. Se tem algo que eu amo e o microscópio, na engenharia eu não usei muito nem no técnico, mas como curso estetica também, eu uso bastante. Realmente é algo incrível por usar, inclusive eu penso em comprar um aqui pra casa, para poder usar no meu futuro laboratório. Amei a matéria

    ResponderExcluir
  3. Amava usar no ensino medio, me sentia a cientista kkkk
    Menina adorei o feito do mouse passando soltando estrelinhas, pode fazer um tutorial de como fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem no meu ensino médio tinha isso, aliás minha escola era péssima. Ainda bem que hoje em dia estou em uma das melhores faculdades, curso Ed. Física e sempre uso microscópio. É incrível!

      E respondendo a sua pergunta, claro, no próximo post vou fazer um tutorial de como fazer o "Mouse" passando soltando estrelinhas.

      Bjs

      Bjs

      Excluir
  4. Nossa que maravilha, uma aula de biologia?! gOSTEI DEMAIS POIS ME LEMBREI do ensino médio quando agente ia para o laboratorio de biologia. que demais parabenas

    ResponderExcluir
  5. Quanta informação bacana, o microscopio foi uma grande invensão.
    Usei muito durante minha faculdade e pós graduação, mas não posso usar por muito tempo, tenho dor de cabeça, ao forçar a visao de um olho só. Mas tiro meu chapéu por essa grande ferramenta de trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, confesso que eu nem sabia de nada disso, mas depois que dei umas lidas, aprendi e sei que microscópio foi uma grande invenção, interessante.
      Eu também sinto dores de cabeça ao forçar a visão de um olho só. Mas logo depois passa.

      Obrigada, bjs.

      Excluir
  6. Quantas informações boas sobre o microscópio, você na verdade deu uma aula aqui, o microscópio é uma ferramenta bastante importante. Com ele podemos ver coisas que não conseguimos ver a olho nu, gostei muito de conhecer um pouco sobre o microscópio essa ferramenta incrível para o estudo e trabalho, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o microscópio é essencial para a ciência/biologia, pois com os diferentes microscópios foi possível perceber e entender microrganismos que até então não éramos capazes de fazê-los. Mudando a forma de vermos o mundo. A partir dessas observações muitas teorias foram quebradas, e outras foram confirmadas.

      Obrigada, bjs

      Excluir
  7. Esse POST pra mim, foi uma aula ,pq não sabia nada desse universo ,arrasou

    ResponderExcluir
  8. Eu trabalhei muito com o microscópio quando estava no ensino médio. Trabalhamos com o estudo de muitas bactérias e tinhamos que encontrá-la sozinhos. Era difícil, mas incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que microscópio é bem difícil, pois tem as "ferramentas" que você tem que minimizar, aumentar, diminuir, maximizar, ou seja, focar nas bactérias, até achar o tal "invisível" (olho nu). Mas mesmo assim é interessante, incrivelmente incrível!

      Bjs

      Excluir
  9. Acho super legal, ja usei no colégio, era bem divertido

    ResponderExcluir
  10. Meu sonho até hoje é ver uma lâmina de microscópio. hahaha
    Deve ser o máximo! Mas so via coisas pelos livros no ensino médio.
    Adorei seu post. Muito completo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, o meu sonho até hoje é o mesmo que o seu.
      É incríveeeel!

      Obrigada, bjs

      Excluir
  11. Uau post maravilhoso,é sempre bom aprender um pouco mais, o conhecimento nos leva longe !! Parabéns e sucesso!!😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buscar conhecimento em uma coisa que você não sabia é sempre bom aprender.

      Obrigada, bjs

      Excluir
  12. Nossa, eu não conhecia.
    Parabéns por mais um post explicativo e enriquecedor!

    ResponderExcluir
  13. Muito completo seu post. Na escola eu amava olhar no microscópio e estudar citologia. Muito legal

    ResponderExcluir
  14. Uau q bacana, nao tinha a mínima ideia sobre nada a respeito do microscópio, seu post ficou bem completo, parabéns.

    ResponderExcluir
  15. OLá, gostei do post. Não sabia muita coisa, achei muito interessantes todos os tipos de microscopios que tem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter gostado do post.
      Interessante, né?
      Bjs

      Excluir
  16. Nossa não sabia de todos esses tipos de microscópios amei o post muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  17. Eu pensei que microscópio era um só, e agora descubro que tem uma pra casa coisa! Gostei do pot, super informativo!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensava que microscópio era um só kkkkkk,
      Obrigada por ter gostado do post.
      Bjs

      Excluir
  18. ual, que post informativo! Eu tb achava que só existia um, rs
    Amei saber um pouco mais, sucesso ♥

    ResponderExcluir
  19. Sempre achei muito interessante o uso do microscópio, mas nunca tive muitas informações. Amei seu post, muito informativo! Sucesso! http://caroldiascompartilha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter gostado do post!
      Sucesso pra ti também.
      Bjs

      Excluir
  20. QUE INTERESSANTE ADORO VER O CEU AS ESTRELAS PRINCIPALMENTE EM EPOCA DE VERAO ,ACHEI INTERESSANTE MESMO CONHECER ESTE LADO DO APARELHO

    ResponderExcluir
  21. Quando eu era adolescente, queria ser bióloga e me imaginava usando o microscópio. Trabalho na saúde, mas no serviço administrativo, e nem chego perto de um. Rsrs. Seu post me levou a fazer essa observação. Muito legal!
    Bjos.

    ResponderExcluir