20 de abril de 2018

Arroz integral e arroz branco

| |
Olá, pessoal! Tudo beleza? Novo post sobre os benefícios do arroz branco x integral, porque as pessoas julgam o branco? 
Vocês acham que o arroz integral é melhor que arroz branco, mas não sabem de uma coisa. "EIIITA" rsrs

O arroz “integral” é melhor que arroz “branco”? Geralmente, a maioria pensa que sim. Mas, na verdade não. Isto é, porque o arroz integral possui maiores “nutrientes” do que o branco, ou seja, possui baixo índice glicêmico extremista, mais fibras. Muitos tratam o arroz branco automaticamente como a má fama e acaba sendo considerado como um alimento ruim para incluir na refeição em uma dieta. Porém, não, não é bem assim. Ambos representam “pequena” diferença. 
Vejam os seguintes e comparem os nutrientes entre eles: 
100 gramas de arroz INTEGRAL contêm: Calorias 124 kcal, proteína 2,6g, carboidrato 25g, fibras 2,7g, magnésio 59mg, fósforo 106mg, ferro 0,3mg, potássio 75mg, zinco 0,7mg; 

100 gramas de arroz BRANCO contêm: Calorias 128 kcal, proteína 2,5g, carboidrato 28g, fibras 1,6g, magnésio 2mg, fósforo 18mg, ferro 0,1mg, potássio 15mg, zinco 0,5mg; 

Entendemos que, resumidamente, o arroz branco contém um baixo índice glicêmico, ou seja, conceituadamente, o branco provoca uma elevação menor de açúcar no sangue que o integral. Mas, não significa que o arroz integral faça mal à saúde, mas pensando bem, comparado ao arroz branco, ele realmente tem desvantagens. 

O arroz branco é simplesmente o arroz integral “sem casca”, onde alguns nutrientes e fibras são perdidos durante o processamento. Mas, isto não quer dizer que o arroz branco é o equivalente ao açúcar refinado da família dos grãos. Ele possui os mesmos nutrientes, mas em menor quantidade e quanto ao índice glicêmico – o principal motivo do arroz integral ser escolhido – a diferença não é muito grande também. Enquanto o arroz integral possui um índice glicêmico estimado de 22 (em uma escala que vai até 250), o arroz branco possui 29. A diferença diminui ainda mais se você consome arroz em apenas uma ou duas refeições por dia em conjunto de proteína e vegetais, fazendo com que a digestão seja lenta.  O que estamos querendo dizer é que não existe um abismo entre o arroz branco e o integral como as pessoas tendem a pensar. Se por algum motivo você prefere o arroz branco acima do integral e não é um fisiculturista que depende unicamente do arroz como fonte de carboidratos, sinta-se livre para incluí-lo em sua dieta sem maiores pesos na consciência. 

Enfim, na minha humilde opinião, a maior verdade é o seguinte, equilibre a alimentação entre os dois tipos, consuma o mínimo possível de doces, frituras, gorduras ruins, refrigerantes e entre outros… e principalmente treine muito e pesado, porém de forma correta. Inclua a corrida em sua rotina, e para o abdômen faça abdominais com disciplina e sem desanimar. Acredite, você terá um ótimo resultado. O resto é tudo muito relativo e pouco conclusivo. Cada um tem uma necessidade e estilo de vida, não há milagre!

32 comentários:

  1. Os dois tipos de arroz têm seus benefícios, mas um pode ser mais adequado à uma determinada necessidade que o outro, por isso é bom sempre pesquisar para obter maiores informações e saber quais as diferenças entre um e outro. Seu post foi muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, não sabia dessas diferenças!

    ResponderExcluir
  3. Amo arroz 😍 se eu pudesse eu comeria toda hora 🤣🤦 Gostei muito de saber das diferenças dos dois tipos! 🖤

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu amo arroz, mas independente do valor nutricional, eu não troco meu arroz branco por nenhum outro. Pra mim é o mais gostoso!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber disso, sempre que como arroz quando estou de dieta as pessoas ficam me olhando estranho e fico com aquela culpa, pois não consigo de forma alguma tirar o arroz das refeições. Fico feliz em saber que agora posso comer de consciência tranquila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos julgam o arroz branco sem saber das informações, porém, por trás disso, não há muita diferença. E o arroz branco ou integral é um alimento que pode estar muitas vezes na alimentação diária. Dependendo do metabolismo da pessoa.

      Excluir
  6. Ótimo post, principalmente pra quem sempre julga o arroz branco, falando que faz mal e que o arroz integral é melhor, é bom saber que não tem muita diferença e que o arroz branco ainda consegue ser melhor em algumas coisas, e ainda mais gostoso, rss.
    Muito sucesso pra você! 😘

    Blog Amanda Passos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tudo bom
    Nossa que post bacana, gosto de ler sobre esses assuntos, eu sempre consumo arroz integral, mas confesso que nunca li nada sobre , apenas vejo comentários e tals.
    beijos, Joyce.

    ResponderExcluir
  8. Nunca entendi esse preconceito todo em cima do arroz branco. Eu particularmente gosto dos dois tipos, mas aqui em casa sempre comemos o branco e é como você: alimentação balanceada e atividade física são a chave para uma vida mais saudável e produtiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Andrea!
      Obrigada pelo seu comentário,
      Bjs

      Excluir
  9. Olá eu não ligo muito para esses tipos de arroz não pra mim tudo é arroz. Mais foi bom para eu saber dessa informação com certeza vou avisar a minha mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom se manter atualizada sobre as novidades como essa!
      Avisa a sua mãe sim.
      Bjs

      Excluir
  10. Quando a gente não pesquisa direito tem disso, de excluir um e exaltar o outro. Sempre fui fã do arroz branco, apesar de gostar mais e incluir muito apenas macarrão nas refeições. Hahahha deveria fazer algo falando do macarrão também.
    Parabéns pelo post, muito bem instrutivo.

    Abraço.
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa,nao sabia que a diferença era tão pequena entre os dois tipos de arroz. Achei bem instrutivo seu post e gostei muito das informacoes que você colocou aqui, agora posso comer meu arro branco sem culpa hahaha

    Beijos,

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Achei muito bacana você trazer este post, pois eu mesma achava que o arroz integral era melhor que o branco e creio que este seja um pensamento comum das pessoas. Foi muito bem perceber que esta não é uma verdade, com certeza aprendi e não vou mais esquecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal o post para esclarecer as coisas entre o arroz branco e o integral, pois vejo muita gente alardeando aos quatro ventos que o arroz integral é o "arroz certo". Meu pai é cozinheiro e volta e meia vem com uns arrozes diferentes aqui em casa, e o integral não ficou de fora. Confesso que eu não gostei nem, um pouco, achei estranho Queria muito poder equilibrar os dois tipos :p

    ResponderExcluir

  14. Eu só vim a conhecer o arroz branco quando me mudei para São Paulo e adorei. Como, as vezes, puro. Gosto imenso do sabor dos temperos. E os misturo com legumes e cremes. Mas não houve meios de me acostumar ao integral. Não gostei. Prefiro o negro, com o qual sempre me alimentei. rs

    Gostei de vossa postagem, bastante esclarecedora, aliás, era uma de minhas dúvidas porque já ouvi várias pessoas dizerem que o integral é melhor.

    grata

    ResponderExcluir
  15. Como já foi dito em comentários anteriores, ambos os alimentos possuem benefícios, tudo é uma questão de conhecermos melhor aquilo que estamos ingerindo e claro, tudo vai da necessidade de cada um. Daí vem a importância de sempre fazer tudo com acompanhamento médico, nutricional e ainda ler os rótulos na hora de comprar para assim saber se está comprando algo que condiz com a sua necessidade.

    De qualquer maneira, é um ótimo post para alertar as pessoas para que saibam escolher melhor o que consomem.

    ResponderExcluir
  16. eu nunca comi arroz integral acredita mais tenho curiosidade de experimentar seu post foi esclarecedor tinha bastante duvidas sobre o arroz integral

    ResponderExcluir
  17. Oi Juliana!
    Achei super legal o post, sempre vejo as indicações sobre o arroz integral, mas não havia parado para ler sobre as diferenças dele para o branco. As diferenças parecem realmente bem pequenas, e, especialmente se a pessoa não segue um dieta bem delimitada, não vejo muita razão em ser necessário optar pelo integral, que, particularmente, não sou grande fã (pelo gosto que destaca nele mesmo... ehehe)!
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto de nada integral. Sério, eu tentei, mas não consigo gostar. Principalmente arroz, aaarg, Prefiro meu arroz branco mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Eu tentei trocar o arroz branco pelo integral mas eu não gostei muito.
    xoxox

    ResponderExcluir
  20. Eu conhecia sobre essa questão do arroz integral não ser melhor do que o branco, antes de saber disso consumia o integral, porém gosto mais do branco e só como raramente pois atualmente estou em uma alimentação voltada em sua maioria para legumes, frutas, verduras, carnes,ovos e leguminosas. O arroz e macarrão não fazem mais parte da minha alimentação no dia a dia. Me sinto melhor assim e concordo com você sobre esta questão do equilíbrio e do cuidado com a saúde e alimentação como um todo. Bjinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Essas informações a respeito da diferença entre o integral e o branco, eu já sabia, mas legal ver que reforçaram.

    Mas acharia interessante você falar sobre a saciedade. O integral, em menor quantidade, dá mais saciedade que o branco e é por isso que é indicado, se nem que você disse indiretamente quando falou da taxa de açúcar no sangue.

    Obrigada pela dica. ;)

    ResponderExcluir
  22. Oie! Minha mãe adora arroz integral, mas por aqui não existe e se tiver o valor vai ser mais absurdo do que a venda normal dele em outra região.
    Eu gosto de ambos, mas aquele arroz branquinho é o meu favorito, ainda mais se tiver pouco sal.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  23. Muito bom saber disso, porque estou voltando pra dieta e detesto arroz integral haha que bom que vou poder continuar com o branquinho <3
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir