2 de maio de 2018

Implante coclear

| |
Olá, pessoal! Tudo bom? Espero que sim. 

Imagem relacionada
Resolvi fazer um post sobre implante coclear, no qual mudou a minha vida. Vocês não tem a menor ideia do que seja implante coclear né? rs. Então, implante coclear é um tipo de aparelho eletrônico, tipo caracol, parecido com coclear, só que implantado dentro da orelha interna, onde há vinte e dois (22) elétrodos, através da cirurgia. Foram dias de muita luta, porém, graças ao meu bom Senhor Jesus, consegui uma vaga na fila de espera pelo SUS. 

Há exatamente uns 19 anos atrás, eu era uma bebêló, meus pais não sabiam que iriam ter uma filha diferentes das outras. Quando eu tinha 8 meses de vida, minha mãe não fazia a menor ideia do que estava acontecendo comigo, percebeu que tinha algo de errado, pois enquanto eu dormia, ela me chamava pelo nome, gritava, mesmo assim eu não acordava, logo depois de uns dias, foi atrás de um médico particular para me avaliar. Beleza, depois que avaliaram, também fizeram exames... de audição, e deu-se o resultado no diagnóstico que, sou Deficiente Auditiva Bilateral Profunda. Porém minha mãe e meu pai nem se conformaram com a notícia que receberam, pois, ficaram impressionados. Mas mesmo assim, minha mãe, realmente uma guerreira, dádiva de Deus, nunca desistiu de mim, desde o descobrimento e o porquê, o motivo foi que, ela teve rubéola, uma doença durante a gravidez pode causar graves alterações no bebê como surdez, retardado mental, entre outros, graças a Deus só foi apenas a perda de audição. Minha mãe sempre me levou para acompanhamento fonoaudióloga desde os meus 4 anos de idade até nos dias de hoje. Graças a minha mãe que se não fosse por ela, não estaria falando normal, estaria falando por libras, e eu prefiro mil vezes falar e fazer leitura labial, no qual que acho fácil.

Aos meus 16/17 anos de idade, fomos atrás de uma cirurgia de implante coclear, sinceramente, eu estava muito ansiosa, com emocional abalada para saber como era as coisas, o mundo, as pessoas, entre outros. Foram 3 anos atrás de uma vaga para fazer cirurgia pelo SUS e, foram dias de muita luta, admito, mas não desistimos, persistimos, insistimos, mas demorava muito, teve um momento em que meu mundo desmoronou, achava que era o fim, desisti, porém, continuava fazendo exames e tal, depois de uns dias, não esperava por uma notícia maravilhosa de todos os tempos. A notícia, felizmente, minha mãe recebeu as ligações dos médicos, no momento inesperado, disseram-lhe que a minha cirurgia já estava marcada para a semana que vem, no dia 03/01/2017, eu estava na praia com meu irmão, depois que assim voltei para casa, quando fiquei sabendo dessa noticia no dia 01/01/2017, meu Deus do céu, eu estava me tremendo toda e não sabia como reagir, ficava com medo e feliz ao mesmo tempo, era um sentimento confuso, quando chegou esse grande dia tão especial e esperado, fui para o hospital São Paulo, me internaram antes, no dia seguinte, fui diretamente para a sala de cirurgia, antes disso, fiquei tão nervosa e com muito medo, minha mãe me acompanhou até a sala segurando a minha mão, confesso que eu não queria soltar a mão dela naquele momento, porém, antes de soltar a mão dela, ela me disse uma frase: "Segura nas mãos de Deus e vai, vai dar tudo certo e não esqueça da mamãe aqui, tá bom?" E deu o beijo na minha testa, nossa, escorregou lágrimas nos meus olhos, começaram suar, não paravam, depois segundos, fiquei pensando nela e no que me falou, e antes de me anestesiar, falei com Deus, fiquei menos nervosa, fechei meus olhos e fui, segurei nas mãos de Deus, foram quase 7 horas de operação. Depois que acordei, estava em uma sala de recuperação com o tubo na boca, faixa na cabeça, com três cobertores em mim, estava anestesiada, não estava me sentindo consciente, fiquei internada por três dias, após desses dias, me deram alta, voltei para casa com a faixa enrolada na cabeça, com rosto direito inchado, tomando medicações orientadas pelo médico, passei quase provavelmente um mês me recuperando em cima da cama. 
Após um mês de recuperação, fiz a minha mãe trancar a faculdade por achar que seria difícil pra mim, realmente foi difícil, mas eu não sabia o que fazer, quando foi no dia 03/02/2017, outra data importante, meus pais, meu irmão e minha priminha foram me acompanham neste dia maravilhoso, para o hospital São Paulo, no qual fui fazer cirurgia, só que para uma sala de CAD –centro de atendimento dos deficientes–, para ativar o implante coclear, ganhei um aparelho da MEDE-L, coloquei e quando ativaram, eu estava com muito medo, pois nunca tinha ouvido antes, achei super estranho e estava tendo aquele ruído, som de robô “BABOROROPAN”, a fonoaudióloga pediu para eu dar uma volta na rua ouvir os barulhos, primeira coisa que ouvi foi a pisada nos pés ao descer nas escadas e quando eu bati as palmas, chorei com medo e feliz kk, ouvi a voz do meu irmão, achei estranho e dei risada. Beleza, não me incomodava em nada, estava tudo bem, voltei para sala, e depois fui para casa, chegando em casa, conheci todos os sentidos, vozes, estava refletindo e fiz a minha mãe abrir a faculdade e por incrível que pareça eu estava super feliz tenho uma sensação nova, enfim, CAD é só uma vez por mês, sempre vou para lá pra aumentar o implante. Hoje, dia 01/05/2018, um ano e dois meses depois, estou nos 30%, demora muito para chegar até os 90%, por enquanto, agora, eu sou muito apegada e grudada na minha mãe, consigo ouvir as vozes dela, quando ela grita, quando chama pelo meu nome, quando conversa comigo sem eu fazer leitura labial. Agora com outros, não sou acostumada, eu olho, porém, isso é só uma questão de tempo. Sei que por mais que demore, um dia chegará aos 90% se Deus quiser.
O que não mudou: Sou deficiente auditiva e sempre serei.

O que mudou: Agora sei como são as coisas, as pessoas, as vozes, o mundo. Mas como é que eu sei? É porque antes, no meu mundo silencioso, quando eu não era implantada, pensava que o mundo era devagar, sem graça, tudo no seu lugar. Mas agora como sou implantada, vejo que o mundo é dinâmico, tudo diferente, é tudo de bom, principalmente, as músicas, o vento, os cantos dos passarinhos, latidos, miados, motores, dentre outros, são as maravilhas do mundo, menos aqueles barulhentos chatos das máquinas, ferramentas, entre outros, se é que me entende. Ah! e quando são os barulhos chatos, eu tiro o aparelho.
Antes de tudo isso, sofria muito, pois não entendia as pessoas falarem comigo, sempre me deixavam de lado, tiveram a maior cara de pau de me menosprezarem, tive várias decepções amorosas, amigos falsos, só me traziam angústia e tristeza. Hoje, as coisas melhoraram, entendo as pessoas conversarem, gosto de conversar ao que me interessa. Atualmente, sou muito feliz com a família que tenho, me ama apesar de tudo e nunca desistiu de mim, luta por mim até nos dias de hoje e sou grata por tudo. Matriculada na Unip, uma das melhores faculdades de SP, curso Educação Física, 3° semestre. O meu maior sonho é me formar como profissional de Educação Física, depois fazer o intercâmbio em EUA, ter experiências profissionais, ter uma própria academia ou trabalhar em uma das melhores empresas, morar em um apto, viajar muito, conhecer diversos países diferentes e conhecer os costumes. 

Implante coclear mudou muito a minha vida.


34 comentários:

  1. Que história de vida mais incrível! É muito bom quando temos o apoio dos nossos familiares, e foi muito maravilhoso o fato de seus pais sempre estarem ao seu lado, até nos momentos mais difíceis. É esse o significado verdadeiro do amor. Estou muito emocionada :) <3

    ResponderExcluir
  2. Que massa a sua história! E não é uma história triste, é uma história de luta, de amor e de vitória. Parabéns pela força que você tem e pela mãe guerreira. Sobre a parte: " menos aqueles barulhentos chatos das máquinas, ferramentas" Também odeio esses barulhos, ainda mais por morar em lugar calmo, mas quando tenho que passar por eles por muito tempo uso tampões. :) Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina linda desejo muito sucesso e que vc realize todos os seus sonhos. O mundo é seu! Se joga!!!! BJs

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito emocionada! Eu tenho uma tia que está na fila de espera pra fazer (creio que) a mesma cirurgia pois ela não ouve nada também...minha mãe usa aparelho auditivo também e eu estou começando a achar que eu estou começando a não ouvir direito... apesar disso não posso reclamar pois histórias como a sua são exemplos de vida ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Tenha fé, sua tia vai conseguir a vaga... e Deus está no controle :)

      Fala para sua mãe fazer também, é bom ouvir <3

      Bjs

      Excluir
  5. Qual é sua relação com o silêncio a partir de então? Ele te trás recordações indesejadas ou você ainda reconhece seu valor? Parabéns por não se vitimizar frente a essa dificuldade.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, você tem uma história e tanta pra contar. Você é uma guerreira.
    se Deus quiser você conseguira realizar todos os seus sonhos.

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, como vai? Que superação, goste bastante de você ter compartilhado
    conosco a sua historia de vida
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito legal conhecer sua história e de sua jornada. Tenho uma deficiência física e por isso me identifiquei bastante com alguns pontos da sua história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai? Que história difícil a sua! Mas, ao mesmo tempo tenho certeza que você aprendeu a dar mais valor nas pequenas coisas, dar mais valor a sua família que esteve sempre ao seu lado, porque, nesses momentos só temos nossa família como apoio certo. Parabéns pela coragem que teve de expor uma parte da sua vida aqui no blog.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por dividir sua história conosco. Você é um belo exemplo de vida, Desejo tudo de melhor pra ti.

    ResponderExcluir
  11. Menina meus olhos estão cheios de lágrima após ler o seu relato.
    Fiquei tão feliz em ler e sentir sua alegria ao conseguir ouvir.
    Se Deus quiser logo você chegará aos 90%.
    Acredito que o maior presente de todos foi ouvir a voz da sua mãe, a guerreira que nunca te desamparou. Aproveito e mando um beijo pra ela, ah pro seu pai também.

    Beijos

    www.camilaporai.com.br

    ResponderExcluir
  12. Menina que história de superação linda ,sem dúvida a sua mãe foi a mão de Deus, nunca desistindo de você e te ajudando a seguir em frente, desejo de coração que esse implante de certo e que você consiga recuperar o máximo da sua audição 😍😍😍😘

    ResponderExcluir
  13. Oi linda =)
    Fiquei muito comovida ao ler um pouco da sua história, obrigada por compartilhar com a gente.
    Parabéns a sua mãe por não ter desistido de você, e ter corrido à tempo de ver qual era o seu problema. Eu espero de todo o meu coração que você consiga realizar todos os seus sonhos.

    ❤❤
    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse método. Fiquei comovida com sua história! Família é tudo, e fiquei feliz por eles estarem ao seu lado nesse momento. Te desejo muita luz e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  15. Linda história, matenha sempre vivo um proposito na sua vida que do resto Deus se encarrega.

    ResponderExcluir
  16. História super motivacional! Eu conheço esse tipo de implante, porém já ouvi alguns relatos de que os ruídos muitas vezes ficam alto demais e acaba atrapalhando a dicção dos deficientes auditivos. Eu fiz libras e confesso que achei tão interessante essa língua de sinais que não sei se teria sua coragem,caso eu fosse surda,de implantar um desses. Que Deus lhe abençoe e que você consiga chegar nos 90% o quanto antes.

    ResponderExcluir
  17. Realmente eu não fazia ideia do que seria, seu post foi esclarecedor. Amei conhecer sua história de superação.
    Desejo muito sucesso!!
    Beijos
    www.blogjulysgarioni.com

    ResponderExcluir
  18. Que história mais linda, eu amei demais ter a oportunidade de conhecer um pouco da sua história... Que Deus continue te abençoando muito. <3

    ResponderExcluir
  19. Não fazia ideia do que era implante coclear, agora que sei e conheci a sua história fiquei feliz por você ter conseguido, e vai sim com fé em Deus chegar aos 90% e descobrir ainda mais que o mundo não é parado.

    ResponderExcluir
  20. que historia de superação voce é abençoada flor muito bacana voce relatar sua historia para nos
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju! Todas as vezes que passei no seu blog, me deparei com um post explicativo sobre algo. E adorei ver uma coisa tão pessoal agora. Acho muito interessante quando vejo as pessoas mostrando coisas que aconteceram consigo e que podem ajudar outros. Eu acho que nunca tinha ouvido falar em implante coclear e agora sei. E fico feliz que ele possa ter te ajudado a ver o mundo de uma forma melhor. E família é tudo. Sempre vai lutar com a gente e pela gente! Torço para que você consiga realizar seus sonhos. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Que história de vida incrível e emociante, que bom que sua familia nunca desistiu de você, além do mais você sempre lutou pelos sonhos, que superação e reviravolta teve sua vida. Vir uma reportar uma vez no jornal na TV sobre esse implante, bacana que possa haver outras possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida e de ver o mundo.bjsss
    http://espacodividido5.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Fico feliz por ter conseguido fazer o implante. Espero que se recupere a cada dia mais. Estou super torcendo por você

    ResponderExcluir
  24. Poxa que história mais linda. Eu desconhecia esse tipo de cirurgia, foi novidade pra mim.!!! Fico muito feliz que tenha conseguido o implante!!!Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que emocionante! Surgiram lágrimas nos meus olhos. Parabéns pela conquista. A espera foi grande mas hoje a felicidade é maior ainda. Deus te abençoe! ❤

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo seu sucesso, muito feliz que as coisas tenham dado certo e que você tenha uma família tão maravilhosa para te apoiar. Eu trabalho em uma loja de shopping e tem uma escola de deficientes auditivos perto, volta e meia temos clientes assim, sempre me esforço ao máximo para conversar, explicar os produtos que eles procuram e tentar aprender sempre um pouco mais. Fico profundamente chateada quando tenho dificuldade de entender, estou querendo fazer curso de libras até.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir